Publicado em Deixe um comentário

TERAPIAS COMPLEMENTARES

Essa semana a mídia anunciou que várias Terapias Complementares estarão disponíveis no SUS☺️. Mas você sabe o que são Terapias Complementares? ????

Terapias Complementares
Por: Dra Regina Chamon – CRM 120.010/SP – Hematologista e pós graduada em Medicina Integrativa

Com o objetivo de atender inteiramente as necessidades de cada indivíduo, a Medicina Integrativa utiliza, associadas ao tratamento médico convencional, ferramentas que permitem à pessoa despertar e exercer diariamente o cuidado consigo mesma (AUTOCUIDADO), promovendo bem-estar e melhorando a capacidade de lidar com o estresse.

Estas ferramentas são chamadas de TERAPIAS COMPLEMETARES, um grande grupo de práticas que tem como bases a interação entre mente e corpo, a biologia, os sistemas médicos tradicionais, as manipulações corporais e a bioenergia.

Atualmente, as técnicas mais utilizadas pela Medicina Integrativa são aquelas que já passaram por ESTUDOS CIENTÍFICOS e têm evidências de benefícios, e comprovação de eficácia, com baixo risco.

✨Práticas mente-corpo compreendem uma variedade de técnicas designadas a aumentar a capacidade da mente em afetar sintomas e funções corporais. Ajudam a aliviar o estresse, melhorar a qualidade de vida e modular diversos sistemas fisiológicos. Este grupo inclui, entre outras práticas, Meditação (principalmente Mindfullness), Yoga, Arteterapia (música, escrita, pintura), QiGong.

✨Práticas baseadas na biologia consistem em fitoterapia, dietas e suplementos dietéticos.O uso de fitoterápicos e alguns tipos de dietas e suplementos dietéticos, como as vitaminas, tem sido extensamente difundido. Parte desta prática origina-se em crenças populares, e a maioria dos indivíduos acredita que seu uso seja seguro por tratar-se de “terapias naturais”. Entretanto, fitoterápicos e suplementos podem interagir de maneira imprevisível com tratamentos alopáticos e com a quimioterapia, sendo essencial considerar criteriosa e cientificamente sua utilização. Além disso, é crucial que estes complementos sejam avaliados quanto à concentração adequada do princípio ativo e sejam isentos de contaminantes, garantido sua segurança e eficácia.

✨Sistemas médicos tradicionais incluem a Medicina Tradicional Chinesa, Homeopatia e Medicina Ayurvédica, entre outros menos difundidos. Atualmente há diferentes graus de evidência científica quanto ao uso destes sistemas, entretanto há uma extensa quantidade de estudos de boa qualidade sobre utilização de Acupuntura – componente da Medicina Tradicional Chinesa-, comprovando a sua eficácia e segurança no tratamento complementar de diversas patologias, entre elas os sintomas relacionados ao tratamento do câncer, como o enjôo.

✨Práticas de manipulação corporal consistem em manipulações ou movimentos de determinadas áreas do corpo para atingir benefícios de saúde. Em sua maioria estas práticas auxiliam no relaxamento, diminuindo ansiedade, dor e melhorando a sensação de bem-estar. Encontram-se nesta categoria a Massoterapia, Quiropraxia, Exercícios Físicos, entre outros.

✨Terapias energéticas são práticas baseadas na teoria de que a manipulação da bioenergia do paciente tem valor terapêutico, pois reduz o estresse e melhora a qualidade de vida. Estas terapias, embora seguras, têm limitada evidência de eficácia para o manejo de sintomas, e, até o momento, evidência científica insuficiente quanto aos seus mecanismos de ação. Incluem o Reiki, Toque Terapêutico, entre outros.

✔️É essencial que estas terapias sejam indicadas por profissionais capacitados, que tenham uma visão voltada tanto para o cuidado médico convencional quanto para o cuidado complementar, pois, apesar de parecerem inócuas, elas podem causar interações indesejadas, prejudicando a saúde. Por exemplo, uso de fitoterápicos, quando empregados inadequadamente, pode diminuir a eficácia da quimioterapia. A manipulação de áreas acometidas por tumores pode trazer desconforto e dor, a aplicação de acupuntura em pacientes com plaquetas baixas pode levar a sangramentos, e outros muitos riscos que devem ser avaliados caso a caso.

✔️Procure profissionais experientes, e sempre informe ao seu médico o uso de qualquer terapia, mesmo que você a considere natural e inofensiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *