Publicado em Deixe um comentário

OS BENEFÍCIOS DO AÇAÍ

Não sei vocês Cats, mas eu sou fã assumida do açaí. Apesar de ser conhecido por ser bem calórico, ele é esquecido pelos seus tantos nutrientes. Típico brasileiro, é rico em proteínas, contém também fibras, lipídios, fósforo, magnésio, manganês, ferro e cálcio, e uma boa quantidade de vitaminas B1, B2 e C. Uma curiosidade é que ele é consumido como prato doce ou salgado.

Com tudo isso, podemos dizer que o açaí é um verdadeiro aliado da boa saúde. Confira:

Redução do colesterol:
 possuindo gorduras boas para o organismo, as vegetais, o consumo de açaí pode reduzir o colesterol ruim e melhorar a circulação sanguínea. Mesmo que você consuma alguma gordura animal além da conta, o açaí consegue reduzir os índices de colesterol.

Previne doenças cardiovasculares:
 o consumo de açaí protege os vasos sanguíneos contra a aterosclerose, que é o endurecimento das artérias. Aliado à redução do colesterol, esse benefício propicia a saúde do sistema cardiovascular, reduzindo os riscos de derrames, infartos e outros problemas ligados à circulação.

Proteção anti-inflamatória:
 asmas e doenças autoimunes podem ser combatidas com o consumo de açaí. As inflamações e suas consequentes dores também podem ser combatidas, sem qualquer efeito colateral proporcionado por medicamentos.

Prevenção do câncer:
 possuindo antocianinas, que é um tipo de antioxidante, o açaí também protege o organismo contra o surgimento de diversos tipos de câncer. As antocianinas estão presentes nas bagas do açaí e são elas que dão as cores fortes do fruto.

Combate os radicais livres:
 o efeito antioxidante do açaí promove um verdadeiro combate aos radicais livres, o que melhora o metabolismo e aumenta a imunidade.

Reduz o envelhecimento:
 combatendo radicais livres, aumentando a imunidade e reduzindo o risco de doenças, o açaí também protege as células contra o envelhecimento e a sua degeneração, o que ajuda a manter o corpo saudável e, principalmente, mais jovem do que a idade poderia aparentar.

Melhora a digestão:
 como é rico em fibras, o açaí ajuda no trato digestivo, proporcionando um funcionamento bem melhor dos intestinos, aglutinando as gorduras em excesso e eliminando-as do corpo.

Fortalece os ossos:
 como também possui muito cálcio, o açaí contribui para a formação dos ossos e melhora também a dentição. Esse fator faz com que seja recomendado até para crianças.

Combate as cãibras:
 o potássio existente no açaí é maior do que nas bananas, nossa principal fonte de potássio, o que reduz em muito as cãibras resultantes de muita atividade e pouca hidratação.

É importante que o açaí a ser consumido seja de qualidade, que sua procedência seja de confiança. Ahh, e claro, para o melhor consumo, o ideal é que não acrescentemos açúcar, leite condensado ou afins. Frutas acompanham bem! Sou fã do morango com açaí, hmmmmmm!

E então? Nesse calor, vai um açaí aí?

Fonte:(Vida Saudável)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *