Publicado em Deixe um comentário

MUCOSITE

Olá meninas,

A mucosite é um sintoma que pode ocorrer tanto no tratamento com quimioterapia quanto com radioterapia. Ela é uma inflamação da mucosa e, por isso, pode levar à feridas dolorosas nas regiões da boca e do trato gastrointestinal.

Hoje vamos falar da mucosite oral que, pela região afetada, pode fazer com que a ingestão alimentar fique prejudicada. É importante sempre lembrar da importância em se alimentar mesmo com essa ferida. Algumas estratégias podem ser utilizadas para aliviar esse sintoma e favorecer a alimentação:

– Modificar a consistência das preparações para que essa seja mais macia e pastosa, como purês, cremes, vitaminas etc.;

– Evitar consumir alimentos secos e duros, difíceis de engolir, como bolachas, torradas etc;

– Diminuir ou eliminar o consumo de temperos industrializados com grande quantidade de sal, além de outros condimentos naturais fortes, como pimentas;

– Não consumir alimentos cítricos, como limão, laranja, abacaxi;

– Utilizar canudo para beber líquidos;

– Beber bastante água;

– Manter a higiene oral adequada;

– Evitar preparações à temperaturas muito quentes, preferindo sempre à temperatura ambiente ou fria;

– Veja no local que você realiza a Quimioterapia se eles também fazem a Crioterapia, que nada mais é do que aplicação de gelo na região da boca antes e durante a sessão;

– Que tal se refrescar em casa e ajudar a aliviar os sintomas? Você pode congelar frutas picadas, como banana e morango e batê-las no liquidificador com um pouco de leite ou água, fazendo um cremoso sorvete de frutas. Outra fruta bacana é a manga. Você pode cortá-la e congelá-la, depois bater no liquidificador com um pouco de água e colocar algumas folhas de hortelã para dar mais sabor. Você pode deixar esses sorvetes um pouco fora da geladeira antes de consumir, para que a temperatura não esteja muito gelada e não incomode.

Por: Bruna Diniz, nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *